Nomenclatura e Classificação dos Seres Vivos


Olá pessoal! Conforme combinado em sala de aula, deixo aqui o assunto dado na nossa 1ª aula. Você pode copiar e colar do próprio blog ou clique aqui para baixar.

NOMENCLATURA E CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

Numa tentativa de universalizar os nomes de animais e plantas, já de há muito os cientistas vinham procurando criar uma nomenclatura internacional para a designação dos seres vivos. No primeiro livro de Zoologia publicado por um americano, Mark Catesby, por volta de 1740, o pássaro conhecido por tordo (o sabiá americano) foi denominado cientificamente assim: Turdus minor cinereo-albus, que significava: tordo pequeno branco-acinzentado sem manchas.

Era uma tentativa de "padronizar" o nome do tordo, de tal forma que assim ele pudesse ser conhecido em qualquer idioma. Mas, convenhamos, o nome proposto por Mark Catesby era muito grande para um pássaro tão pequeno.

Já em 1735, o sueco Karl von Linné, botânico sueco, conhecido por Lineu, lançava seu livro Systema Naturae, onde propunha regras para classificar e denominar animais e plantas.

Categorias taxonômicas 

Reino: é um grupo de filos; Filos: é um grupo de classes; Classes: é um grupo de ordens; Ordem: é um grupo de famílias; Família: é um grupo de gêneros; Gênero: é um grupo de espécies; Espécie: é um grupo de indivíduos semelhantes que se reproduzem entre si, gerando descendentes férteis.
Um exemplo de classificação de animal. O modelo classificado a ser classificado vai ser o cão.
Reino: Animalia ou Metazoa (se enquadram todos os animais existentes na Terra);
Filo: Chordata (saíram os invertebrados. Ficaram os cordados); 
Subfilo: Vertebrata (saiu o anfioxo, protocardo, ficaram somente os vertebrados); 
Classe: Mammalia (saíram peixes, anfíbios, répteis e aves. Ficaram somente os mamíferos); 
Ordem: Carnívora (saíram herbívoros e roedores. Ficaram somente os carnívoros); 
Família: Canidae (saíram os felídeos e ursídeos. Ficaram apenas os canídeos); 
Gênero: Canis (saiu a raposa. Ficaram o cão e o lobo, que pertencem ao gênero Canis 
Espécie: Canis familiaris (Saiu o lobo. Ficou o cão).


Regras de nomenclatura
  • O nome do gênero e da espécie devem ser escrito em latim e grifados;
  • Cada organismo deve ser reconhecido por uma designação binominal, onde o primeiro termo indica o seu gênero e o segundo, a sua espécie. Ex: Canis familiaris (cão); Musca domestica (Mosca); 
    O nome relativo ao gênero deve ser escrito com inicial maiúscula e o da espécie com inicial minúscula. Ex: Homo sapiens (Homem); 
    OBS: Nos casos em que o nome da espécie se refere a uma pessoa, a inicial pode ser maiúscula ou minúscula. Ex: Trypanosoma cruzi (ou Cruzi) — nome dado por Carlos Chagas ao micróbrio causador da doença de Chagas, em homenagem a Oswaldo Cruz;
  • Quando se trata de subespécies, o nome indicativo deve ser escrito sempre com inicial minúscula (mesmo quando se refere a pessoas), depois do nome da espécie. Exs: Rhea americana alba (ema branca);Rhea americana grisea (ema cinza);
  • Nos caso de subgênero, o nome deve ser escrito com inicial maiúscula, entre parenteses e depois do nome do gênero. Ex: Anopheles (Nyssurhynchus) darlingi (um tipo de mosquito).
Reino do mundo vivo 
Em 1969, Whittaker idealizou um moderno sistema de classificação que distribuiu os seres vivos em cinco reinos — Monera, Protista, Fungi, Metaphyta Metazoa.

REINOS
CARACTERÍSTICAS
REPRESENTANTES
Monera
Unicelulares e procariontes
Bactérias e algas azuis
Protista
Unicelulares e eucariontes
Protozoários e certas algas
Fungi
Uni ou pluricelulares, eucariontes e heterótrofos por absorção
Fungos
Plantae
Pluricelulares, eucariontes e autótrofos
Todos vegetais
Animalia
Pluricelulares, eucarionte e heterótrofos por ingestão
Todos os animais


0 comentários: